Coordenador : Caroline Fernandes dos Santos Bottino
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389874.2199.196015.22022023
Departamento/Setor: FCB
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : IX CURSO DE FÉRIAS e IV DESAFIO CONSCIÊNCIA: Alunos matriculados no ensino médio (1a, 2a e 3a séries) de escolas públicas e privadas. Alunos matriculados em curso pré-vestibular de instituições públicas, privadas e organizações não governamentais. Em ambos os casos, prioritariamente residentes da região serrana do estado do RJ. II CICLO DE OFICINAS DE CAPACITAÇÃO DOCENTE: Professores da educação básica que lecionem para o ensino fundamental (anos finais) ou ensino médio da rede pública e privada do estado do RJ. LIVES NO YOUTUBE: População em geral que demonstre interesse nos temas abordados (outros).
Local de atuação: IX CURSO DE FÉRIAS Presencial: Laboratórios de ensino e pesquisa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF. Ambiente online: Sala de aula do Google e Google Meet. II CICLO DE OFICINAS DE CAPACITAÇÃO DOCENTE Ambiente online: Sala de aula virtual e Google Meet. IV DESAFIO CONSCIÊNCIA Presencial: Auditório e salas de aula do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF. Ambiente online: Sala de aula virtual e Lives transmitidas no Instagram e YouTube.
Objetivo
OBJETIVO GERAL Promover ações de divulgação e letramento científico para os jovens e capacitar professores da educação básica para o uso de TDICs e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Oferecer Cursos de Férias presenciais e online para alunos do ensino médio e pré-universitário; 2) Realizar o Desafio Consciência com base na aprendizagem pela investigação (baseada em projetos); 3) Oferecer Oficinas de Capacitação para professores da rede de educação básica; 4) Promover lives para a discussão de ciência, tecnologia e metodologias de ensino-aprendizagem; 5) Produzir conhecimento a partir das experiências e vivências do presente Programa.
Resumo
Nas últimas décadas, a percepção social da ciência e da tecnologia tornou-se um tema de grande relevância, tanto na academia quanto na política, em especial diante da propagação de Fake News e da desinformação. A divulgação científica e, em especial, o letramento científico, buscam prover condições para que os cidadãos construam uma capacidade de análise e avaliação de situações, que permitam ou culminem na tomada de decisões e o seu posicionamento com relação às ciências, à sociedade e às diversas áreas do conhecimento. Desde 2014, o Consciência tem ofertado cursos de férias para alunos do ensino médio e pré-vestibular da região serrana do estado do RJ. Diante a pandemia da COVID-19 em 2020, migramos para as redes sociais, sendo realizado o I Desafio Consciência, em que estudantes do ensino médio buscaram soluções para problemas reais de sua comunidade. No ano seguinte, ofertamos pela primeira vez oficinas de desenvolvimento para professores da educação básica no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação e metodologias ativas. Em 2023, o objetivo é dar continuidade a estas ações, mantendo como público-alvo estudantes e professores da educação básica, de forma a divulgar a ciência, promover o letramento científico e o desenvolvimento profissional.